Está à procura de informação durante a sua gravidez, porém, infelizmente, nem essa informação nem sempre é fácil de encontrar. Há tantas recomendações sobre comida e bebida que não custa nada uma pessoa perder-se. Mas a gravidez é uma coisa maravilhosa! No entanto, é preciso assistência para compreender todas as restrições alimentares. Então, podemos beber batidos durante a gravidez? Antes de mais, discutiremos neste artigo se pode ou não beber batidos durante a gravidez, e depois dar-lhe-emos as recomendações certas para beber sumos sem ter de se preocupar.

beber-sumos-durante-a-gravidez

Podemos beber batidos durante a gravidez?

Será frequente que lhe apeteça um sumo de frutas fresco, seja natural, caseiro ou industrial. Mas é então seguro beber batidos durante a gravidez? A resposta é SIM, pode beber batidos durante a sua gravidez. Sumos de fruta são definitivamente saudáveis para si e para o bebé.

Qual é o valor nutricional obtido ao beber batidos durante a gravidez?

A fruta traz imensas coisas boas. Fornecem água, vitamina C, ácido fólico e antioxidantes. Estes nutrientes contribuem para o saudável crescimento do seu bebé.
A Vitamina C permitirá uma excelente absorção de ferro, que é essencial para os glóbulos vermelhos.
Agora, após receber esta informação, já sabe porque pode beber batidos durante a gravidez. Ainda assim, é essencial que siga diversas precauções.

Quais serão as precauções a tomar na hora de beber batidos durante a gravidez?

Beber batidos durante a gravidez e hidratos de carbono

Os sumos não devem ser um substituto para o litro e meio de água que deve beber diariamente. Quase toda a fruta contém, por natureza, hidratos de carbono. Os níveis de açúcar dependem da maneira como bebe o seu sumo. Isto quer dizer que se o sumo é um sumo industrial com adição de açúcar, estará provavelmente a ingerir doses exageradas de açúcar, o que pode ser prejudicial para a saúde do bebé. Se o sumo é natural e fresco, terá sido preparado na hora. Não terá qualquer adição de açúcar, à exceção do naturalmente presente na fruta.
Os batidos também têm demasiado açúcar, caso sejam feitos com leite, gelado ou sumos industriais.

Os riscos de contaminação como toxoplasmose ao beber batidos durante a gravidez

Existe também uma precaução a tomar na hora de comer fruta com casca. A toxoplasmose pode estar presente na fruta e consequentemente na pele da fruta. Se a mãe não possuir os anticorpos que previnem que seja contaminada com toxoplasmose, existe o risco de infeção tanto da mãe como do bebé. Deve portanto lavar sempre as frutas cuidadosamente, e de preferência remover a casca. Seguindo estes conselhos, poderá beber batidos durante a gravidez.

Listeria

Preste atenção: os batidos podem, por vezes, conter leite. Certifique-se de que o leite é pasteurizado. Este é o caso, geralmente, com batidos industriais ou de restaurante.

Se tem a curiosidade de saber se pode ou não comer ou beber algo em específico, introduza o que procura no nosso motor de pesquisa para mulheres grávidas.

Conclusão

Em suma,poderá beber batidos durante a sua gravidez sem preocupações. No entanto, tenha o cuidado de lavar bem a fruta caso esteja a fazer o seu próprio sumo. Escolha frutas que saiba que são descascadas, por exemplo as laranjas, se estiver num bar ou restaurante, ou então opte por sumos industriais. Escolha sempre que possível a fruta orgânica, para minimizar a possibilidade da presença de pesticidas.