Chegou a um novo período da sua vida. A gravidez é algo de maravilhoso! No entanto, pede-nos que façamos muitos sacrifícios alimentares. É sempre difícil perceber o que podemos e não podemos comer durante a gravidez, especialmente no que toca à carne. Então, podemos comer bochecha de porco durante a gravidez? Vamos ver se é ou não possível comer bochecha de porco durante a gravidez. Depois, explicaremos porque motivo não é recomendado comer bochecha de porco, tanto para si como para o seu bebé.
Podemos comer bochecha de porco durante a gravidez?
Questiona-se se pode ou não come carne durante a gravidez, e particularmente carne crua, mal passada ou marinada. Podemos comer bochecha de porco durante a gravidez? A resposta é não. Estará a pôr-se a si e ao seu bebé em risco se o fizer.
Porque é arriscado comer bochecha de porco durante a gravidez?
Quais são os possíveis riscos que advêm de comer bochecha de porco durante a gravidez?
Os riscos associados à ingestão de bochecha de porco durante a gravidez estão relacionados com o contágio de toxoplasmose e listeriose.
Toxoplasmose é uma doença que provém de um parasita encontrado no solo, na água e em carne crua. Pode ser transmitida ao seu bebé durante a gravidez, caso não esteja protegida contra a toxoplasmose. No início da sua gravidez, saberá se tem ou não os anticorpos. Se não os tem, deve prestar atenção ao consumo de vegetais e frutas, carne crua, peixe cru e contacto com gatos.
O segundo risco que pode correr ao comer bochecha de porco durante a gravidez é o de contágio com listeriose. A bactéria da listeriose tende a estar presente em água, queijo, e carne crua ou mal cozinhada.
Que precauções devem ser tomadas na hora de comer bochecha de porco durante a gravidez?
Se quiser comer bochecha de porco em segurança durante a gravidez, tudo o que precisa de fazer é seguir algumas regras essenciais.
Para evitar ser contagiada por alguma destas duas doenças (toxoplasmose e listeriose), é necessário que:
- Lave cuidadosamente as suas frutas e vegetais antes de os consumir
- Certifique-se de que a carne que come está bem cozinhada
- Lave as mãos e os utensílios após tocar ou cortar em comida que represente algum risco para a sua gravidez
- Não armazene comida crua e comida cozinhada no mesmo sítio do frigorífico
- Não coma carne crua, fumada ou marinada
Motor de pesquisa para mulheres grávidas
Que tipo de carne deve evitar durante a gravidez?
Há certos tipos de carne que não são recomendados durante a gravidez, tais como bife tártaro. É importante lembrar que não deve consumir carne de caça, carne crua ou fumada, rilletes, patés, foie gras, gelatina de carne, órgãos (fígado, rins, …).
Conclusão
Não deve comer bochecha de porco durante a gravidez para prevenir que você ou o seu bebé sejam contaminados com toxoplasmose ou listeriose.