Durante a gravidez, os médicos recomendam frequentemente uma alimentação diversificada e equilibrada. Porém, poderá não saber quais são os alimentos que são permitidos e os que não são permitidos. Existe um determinado número de medidas a tomar durante a gravidez para garantir que o seu bebé se desenvolve da melhor forma possível. Ainda assim, podemos comer bolachas quando estamos grávidas ? As sobremesas e os bolos são uma doce tentação que não nos queremos ver privadas de comer. Veremos para começar se pode comer bolachas durante a gravidez, em seguida as precauções a tomar quanto às sobremesas e aos bolos e, por fim, uma pequena elucidação sobre o peso durante a gestação.

comer-Sobremesas e Pastelaria-durante-a-gravidez

Posso comer bolachas quando estou grávida ?

Bolos e sobremesas ! Podemos verdadeiramente passar sem eles durante 9 meses ? Podemos comer bolachas quando estamos grávidas ? A resposta será quase sempre SIM, pode comer bolachas durante a gravidez. MAS ATENÇÃO, há várias providências a seguir para os comer correctamente.

Quais são os riscos de comer bolachas quando estamos grávidas ?

Riscos associados de comer bolachas durante a gravidez

São 3 os principais riscos ligados a duas bactérias (Salmonela e Listeria) e um parasita (Toxoplasmose). A primeira está associada ao risco de salmonela. Este risco produz-se especialmente quando comemos ovos crús, insuficientemente cozidos ou pouco frescos. O segundo risco é a listeriose, que encontramos nos lacticícnios (leite, natas, manteiga) fabricados com leite crú que não foi aquecido a mais de 70°C/158°F. A terceira é a toxoplasmose que pode estar presente na fruta que, por exemplo, utilizar para confeccionar as suas tartes.

Motor de busca de alimentos durante a gravidez

Sugestões para evitar problemas de saúde quando consome bolachas durante a gravidez

Para reduzir o risco de infecção por Salmonela e Listeria, faça os seus próprios bolos e sobremesas com ovos cozinhados. Se vez em quando os quiser utilizar frescos, faça-o o mais perto possível da data de postura e conserve-os num local fresco. Opte preferencialmente por receitas onde os ovos serão totalmente cozinhados. No mesmo sentido, utilize leite e natas pasteurizados.

Para reduzir o risco de infecção por toxoplasmose, lave bem a fruta.

Nas padarias, pastelarias, restaurantes ou na casa de amigos, evite os bolos elaborados com claras em castelo, crús ou insuficientemente cozinhados, como merengues, mousses e a maior parte da doçaria conventual portuguesa. A data de postura dos ovos utilizados na elaboração dos bolos não é conhecida ; por conseguinte, não é possível garantir que os ovos se apresentam em perfeitas condições.

No caso dos produtos processados, o risco é menor, sendo por isso uma opção mais segura.

Para facilitar a compreensão de tudo o que até agora dissemos, consuma os doces ou os bolos elaborados com ovos cozinhados e com leite e natas pasteurizados.

Peso durante a gravidez

Irá aumentar de peso durante a gravidez. É todavia recomendado limitar este aumento a um certo número de quilos ( 12 quilos em média ao longo da gravidez). De uma forma geral terá mais apetite ; portanto, e a título de exemplo, será mais prudente ao lanche optar por fruta ou iogurtes. Os doces e os bolos devem ser consumidos somente de vez em quando, embora possam ser consumidos enquanto se encontra grávida.
Não hesite a contactar o seu médico de família ou a sua parteira se tiver alguma dúvida.
Para o seu bem-estar procure praticar exercício regularmente.

Conclusão

Na categoria de sobremesas e bolos, poderá comer bolachas quando está grávida mas não se esqueça de verificar que todas as precauções foram tomadas.
Se tiver interesse em saber se pode comer um outro alimento, registe-se no nosso motor de busca para mulheres grávidas.