A gravidez é um período da vida em que se colocam muitas questões. Por vezes é dificil colocar todas as questões ao seu médico. Já para não falar da internet onde é complicado encontrar respostas simples e fáceis de compreender. A alimentação durante a gravidez requer diversos conhecimentos e sacrificios. Perante estas dificuldades, podemos comer ovos quando estamos grávidas ? Iremos ver consigo se poderá comer claras em castelo durante a gravidez, os riscos que estão ligados ao seu consumo e, por fim, os benefícios dos ovos.
Podemos comer claras em castelo quando estamos grávidas?
Os ovos são um grande sujeito de discussão durante a gravidez. O ovo está bastante presente na nossa alimentação, e pode ser comido sozinho ou incluído em inúmeras receitas. É possível de ser consumido durante a gravidez ? Podemos comer claras em castelo quando estamos grávidas ? A resposta não será nem SIM nem NÃO. Segundo determinadas recomendações, não é aconselhado comer ovos crús ou pouco cozinhados durante a gravidez. Nós propomos-lhe uma outra resposta. Se tiver de comer ovos crús ou pouco cozinhados, então escolha os que se encontram mais próximos da data de postura, idealmente menos de 9 dias. Se no entanto tiver a possibilidade de escolher, então é preferível comer os ovos COZINHADOS.
Quais serão os riscos e quais serão as recomendações para podermos comer claras em castelo quando estamos grávidas ?
Os problemas de comer claras em castelo quando estamos grávidas
A salmonela, uma bactéria, constitui o principal risco ao comermos claras em castelo. A salmonela contamina os alimentos, sobretudo crús, como os ovos, produtos à base de ovos crús, os alimentos que não foram suficientemente cozinhados, os lacticínios (leite fresco por exemplo) ou ainda a carne pouco cozinhada. É a cozedura que mata a salmonela. Os sintomas de infecção por salmonela poderão ser os problemas digestivos como a diarreia, vómitos ou náuseas. Poderá, por conseguinte, comer claras em castelo durante a gravidez desde que sejam frescos ou cozinhados.
O outro risco será a listeriose, patologia largamente abordada nos nosssos vários artigos. Esta bactéria também se poderá encontrar nos ovos crús ou pouco cozinhados. O conselho será, portanto, o mesmo : cozinhe os alimentos com vista a matar esta bactéria.
Que precauções tomar para comer claras em castelo com segurança quando estamos grávidas ?
Se desejar comer claras em castelo sem preocupações, estando grávida, e para evitar a salmonela, recomendamos-lhe várias regras de higiene :
- Lavar bem as mãos após o contacto com alimentos crús, sem esquecer os utensílios de cozinha e a bancada.
- Cozinhar bem os alimentos, incluindo os ovos.
- Se comer ovos crús ou pouco cozinhados, procure que sejam o mais frescos possível e aprenda a decifrar as etiquetas ( data de postura ou data de consumo recomendada).
- Não lave os ovos, para não enfraquecer a casca.
- Guarde os ovos no frigorífico a 4°C/ 39℉.
- Para os gelados com ovos, guarde-os imediatamente no congelador depois de se servir.
- As receitas à base de ovos frescos pouco cozinhados deverão ser comidas no próprio dia.
Os ovos biológicos não apresentam menos riscos de salmonela embora assegurem uma boa alimentação das galinhas.
Em casa, evite as receitas com ovos crús ou pouco cozinhados, como as claras em castelo, ovos no forno, escalfados ou fritos, a maionese ou a mousse de chocolate caseiras. Nos restaurantes e em casa de amigos, são de evitar os pratos elaborados com ovos crús como a maionese feita em casa, a mousse, gelados, creme inglês caseiro, para que não possa ser contaminado por salmonela.
Recomendamos que consuma de preferência produtos de fabrico industrial em vez dos de fabrico caseiro para evitar erros nas datas de validade ou problemas de armazenamento.
Motor de busca de alimentos para as mulheres grávidas
Os benefícios nutricionais de comer claras em castelo quando estamos grávidas
Comer claras em castelo quando estamos grávidas proporciona nutrientes. O ovo oferece inúmeros benefícios. Fornece proteínas importantes para o desenvolvimento do bebé. Também é rico em ferro, indispensável aos glóbulos vermelhos e ao cérebro. Contém ainda vitamina A e D, ácido fólico e iodo fundamentais para o bom desenvolvimento do cérebro do bebé. Comer ovos permite reduzir o consumo de carne e de peixe.
Conclusão
Pode comer claras em castelo quando está grávida, mas opte pelos ovos muito frescos correctamente conservados. Se não quiser correr nenhum risco, então consuma apenas ovos totalmente cozinhados ou processados industrialmente.