O começo de uma gravidez não é necessariamente simples. Imensas questões sobre nutrição lhe passarão pela cabeça. Podemos comer feijões durante a gravidez? É recomendado que tenha um dieta variada e que dependa da opinião do seu médico. Mas há certos alimentos que não são recomendados para consumo durante a gravidez. Vamos discutir se pode ou não comer feijões durante a gravidez e analisar os riscos e sugestões para comer este vegetal em segurança. Ao ler este artigo, informar-se-á sobre o consumo de feijões durante a gravidez.
Podemos comer feijões durante a gravidez sem termos com que nos preocupar? E quais são as sugestões que devemos seguir na hora de comer este legume?
É seguro comer feijões durante a gravidez?
Comer feijões durante a gravidez não é arriscado. Este vegetal pode perfeitamente ser ingerido por uma grávida. Mas existem precauções a tomar antes de comer. O único risco associado ao consumo deste alimento é a transmissão de toxoplasmose. A toxoplasmose é uma patologia relacionada com um parasita que está presente na água e na terra.
Quais são as sugestões para comer feijões durante a gravidez?
A maioria das mulheres têm já os anticorpos que as defendem contra a toxoplasmose, mas algumas não têm. A prática geral dita que, ao início da gravidez, são feitas análises ao sangue que a permitem ter uma resposta a esta pergunta. Se realmente tiver os anticorpos, não precisa de preocupar com as seguintes sugestões. O parasita da toxoplasmose pode estar presente nos legumes e vegetais. É por esse motivo que deve lavar os vegetais antes de os comer. Não deve comer feijões durante a gravidez, especialmente se for cru, caso não saiba se foi ou não bem lavado. Pelo mesmo motivo, deve sempre utilizar luvas durante atividades de jardinagem.
Outro modo de transmissão de toxoplasmose, é através do contacto com gatos e com as suas fezes. Por isso, deve sempre utilizar luvas ao limpar a caixa de areia do seu gato.
Quais as consequências de comer feijões durante a gravidez?
Os vegetais são fundamentais para ter uma alimentação saudável. O mesmo se aplica à gravidez. Comer feijões durante a gravidez permite-lhe ter uma melhor digestão e trânsito intestinal, evitando problemas como prisão de ventre. Os vegetais também trazem nutrientes muito importantes, como ácido fólico e a vitamina B9. O ácido fólico contribui para que se dê um bom fechamento da medula espinal do feto. Outras vantagens do consumo de feijões são a ingestão de água, vitaminas, antioxidantes e muitas outras coisas essenciais. Traz também a ingestão de ferro, que é essencial especialmente para as grávidas que seguem dietas vegetarianas ou veganas.
Tenha apenas atenção para não exagerar o consumo de soja ou produtos à base de soja como leite de soja ou tofu. Estes contêm hormonas que se assemelham aos estrogénios.
Conclusão
Pode comer feijões em segurança. É inclusive recomendado que o faça. Os legumes e vegetais são a base de uma nutrição equilibrada.