Tantas dúvidas durante a gravidez ! Já não sabemos o que é bom para o bebé. Para a sua alimentação durante a gravidez, existem algumas regras a seguir com vista a permitir um bom desenvolvimento do seu bebé. Uma questão muitas vezes colocada, é a de se podemos comer marisco quando estamos grávidas. Iremos primeiro ver consigo se é permitido comer gambas crúas durante a gravidez, em seguida abordaremos os riscos ligados aos seu consumo e, finalmente, as precauções que deverá tomar.

comer-Marisco-durante-a-gravidez

Podemos comer gambas crúas quando estamos grávidas ?

Tem vontade de comer marisco durante a gravidez ? Pode comer gambas crúas durante a gravidez ? A resposta é NÃO, não pode comer gambas crúas durante a gravidez. Existe um risco de infeccção quando consome marisco.

Quais são os riscos se comeu gambas crúas estando grávida e que medidas deverá tomar ?

Os riscos de comer gambas crúas quando estamos grávidas

Se comeu gambas crúas durante a gravidez, correu o risco de contrair a listeriose. É uma doença ligada a uma bactéria, a Listeria, que está presente no peixe, moluscos, crustáceos crús, carne mal passada, queijo ou leite crús. A listeriose pode provocar uma infecção na mãe, com febre e dores de cabeça como sintomas. Estes podem ser graves para o bebé, provocando-lhe uma infecção que, no pior dos casos, conduz a um parto prematuro.

Motor de busca de alimentos durante a gravidez

Que medidas tomar se comeu gambas crúas durante a gravidez ?

Em primeiro lugar não se inquiete, o risco de infecção por Listeria é baixo. Se esteve a ler o nosso artigo e comeu gambas crúas durante a gravidez, não entre em pânico. Contacte o seu médico assim que puder. Deverá prestar atenção se nos dois meses que se seguiram à ingestão de marisco, teve febre ou dores de cabeça. Caso isso se tenha verificado, deverá fazer análises ao sangue para procurar a presença de Listeria. Se se confirmar, então será recomendável recorrer a antibióticos.

Quais as precauções a tomar para poder ingerir gambas crúas ?

O gambas crúas deve ser consumido sempre com moderação durante a gravidez. O seu consumo fornecer-lhe-à vitaminas, iodo, minerais e micro-nutrientes importantes. Limite o consumo de peixe e gambas crúas a duas vezes por semana, para não ingerir demasiado mercúrio que poderá perturbar o bom desenvolvimento do feto. Pode dar-se o caso de comer marisco durante a gravidez, mas com a condição de que tenha sido cozinhado a pelo menos 70 graus para que a Listeria seja morta. Poderá comer crustáceos e moluscos somente se estiverem bem cozinhados.

Os moluscos crús autorizados durante a gravidez são as ostras bem frescas e provenientes de uma criação bem identificada.

Desaconselhamos o consumo de marisco crús (moluscos e crustáceos crús ou pouco cozinhados, sushi, amêijoas e mexilhões crús. Não coma gambas crúas que já tenha sido cozinhado e refrigerado. Compre os frutos do mar frescos e cozinhe-os você mesma. Depois de cozinhados, deite fora os crustáceos que não se abriram.

Conclusão

Não é aconselhável comer gambas crúas durante a gravidez, já que assim evitará ser infectada pela listeria.