Estar grávida é uma aventura de 9 meses até finalmente dar à luz. Para seguir as regras de uma gravidez segura e saudável, é necessário que se tomem algumas precauções alimentares. Os médicos desencorajam fortemente a ingestão de certas categorias de alimentos, e torna-se difícil perceber quais categorias são seguras e quais não são. Primeiro, vamos perceber porque é que a ingestão de Kiri durante a gravidez não é um risco, depois, vamos avaliar os possíveis riscos que podem advir do consumo de outros tipos de queijo, e, por fim, os benefícios de comer Kiri durante a gravidez.
Pode-se comer Kiri durante a gravidez?
Se se está a questionar sobre quais são os problemas que podem advir de comer Kiri durante a gravidez, não há razão para se preocupar: é perfeitamente seguro fazê-lo.
Porque é que é seguro comer Kiri durante a gravidez?
Kiri é um tipo de queijo que não representa uma ameaça à saúde do bebé, por ter um baixíssimo risco de transmitir listeriose.
Quais são os riscos associados a comer queijo durante a gravidez, e porque é que Kiri é uma exceção?
Comer Kiri quando está grávida não irá causar nenhum problema de saúde nem a si nem ao seu bebé. Todavia, alguns queijos podem ser um risco, uma vez que podem transportar listeriose. Listeriose é uma doença transmitida por uma bactéria (Listeria), frequentemente encontrada nos queijos macios, no leite cru ou não pasteurizado,…
A Listeria é perfeitamente resistente a temperaturas frias; no entanto, não sobrevive ao calor. Isto é o mesmo que dizer que só deve comer queijo que seja cozinhado, ou que seja feito a partir de leite pasteurizado.
A listeriose normalmente manifesta-se através de um episódio de febre, que costuma ser isolado. Não é perigoso para a saúde da mãe, mas pode ser para a saúde do feto, com risco de aborto ou parto prematuro.
Que tipos de queijo devem ser evitados durante a gravidez?
Deve evitar comer queijos que sejam frescos, macios, feitos a partir de leite cru ou não pasteurizado e queijos macios com cascas bolorentas (como Brie, Camembert, Mont d’Or e alguns queijos de cabra).
Apesar de tudo isto, qualquer queijo pode ser ingerido desde que seja bem cozinhado, para que se elimine qualquer traço de Listeria. O queijo deve estar completamente cozinhado, e não apenas derretido.
Motor de pesquisa de comida para mulheres grávidas
Que queijos são seguros para ingestão durante a gravidez e porque é que pode comer Kiri quando está grávida?
Será necessário que aprenda a ler os rótulos dos queijos para saber o que está na sua composição e como é que eles foram feitos. Deve evitar queijos feitos a partir de leite cru ou não pasteurizado, e também todos os queijos macios ou semiduros. É sempre aconselhável que se remova a casca, para evitar qualquer possível contaminação de Listeria. Se se está questionar sobre se é ou não seguro comer raclette, a resposta é sim: desde que remova a casca e se certifique de que a raclette é feita com leite pasteurizado e se apresenta suficientemente cozinhada.
Aqui estão alguns exemplos de queijos que pode comer durante a gravidez:
- Queijos duros: cheddar, Comté, Gruyère,…
- Macios e derretidos: mozzarella, queijo para barrar,…
ATENÇÃO: É dito que é seguro comer Kiri durante a gravidez, mas ainda assim, deve sempre certificar-se de que o queijo em questão é feito a partir de leite pasteurizado. Por exemplo, alguns tommes são feitos com leite cru e outros com leite pasteurizado.
Quais são os benefícios de comer Kiri durante a gravidez?
O principal benefício nutricional trazido pela ingestão de Kiri é o cálcio. Kiri é uma excelente fonte de cálcio, que é um elemento importante tanto para si como para o seu bebé.
Conclusão
Comer Kiri durante a gravidez é perfeitamente seguro. Assim sendo, disfrute!