A boa nutrição durante o período de gestação é algo crucial, tanto para proporcionar ao bebé tudo aquilo que ele precisa para crescer saudavelmente, mas também para manter a mãe em excelentes condições de saúde. Tendo isto em mente, existem várias dicas sobre nutrição que devemos seguir durante a gravidez. Mas é muito simples perdermo-nos no meio de tanta informação sobre aquilo que é arriscado e aquilo que é recomendado. Portanto, podemos ou não comer molho de Burgundy durante a gravidez? Para começar, dir-lhe-emos se pode comer molho de Burgundy durante a gravidez, e em segundo lugar, quais precauções devem ser tomadas no que toca ao consumo de molhos durante a gravidez.

comer-Sauce-durante-a-gravidez

Pode-se comer molho de Burgundy durante a gravidez?

O seu corpo sofrerá imensas mudanças durante a gravidez. Há imensas perguntas sobre alimentação que lhe vão ocorrer, incluindo sobre molhos. Podemos comer molho de Burgundy durante a gravidez? A resposta é SIM, comer molho de Burgundy durante a gravidez é saudável. Mas é sempre útil recordar o raciocínio que se deve ter no que toca a discernir se um molho é ou não recomendado para consumo para uma mulher grávida, a ter em conta a saúde do seu bebé.

O que precisa de pensar antes de comer molho de Burgundy durante a gravidez?

Vamos mostrar-lhe uma visão geral dos molho que podem ser ingeridos durante a gravidez. É essencial saber se pode ou não comer molho de Burgundy durante a gravidez, e também o que deve fazer para se certificar de que pode comer. Vamos focar-nos naqueles que são mais arriscados. O nosso objetivo não é que fique assustada com a ideia de comer molho de Burgundy, mas sim que esteja bem informada.

Molhos com queijo

Molhos de queijo podem ser ingeridos durante a gravidez, mas apenas com duas condições. A primeira é, o molho deve ser ou industrial, ou feito por si própria. É necessário que verifique que o queijo foi cozinhado suficientemente, ou comprar algum produto industrial que garanta que a comida foi pasteurizada e bem conservada. Seguindo estas instruções, estará livre da contaminação de listeria.

Molhos industriais

É possível escolher um molho industrial caso queira comer molho de Burgundy durante a gravidez. A maioria dos molhos são devidamente conservados e pasteurizados. Há muitos molhos que pode comer caso sejam industriais, mas que deve evitar se forem caseiros (como béarnaise, tártaro, molho holandês, etc).

Molho de soja ou molhos à base de soja

Não percamos tempo com estes molhos – já os pusemos na categoria dos molhos que não são recomendados. No entanto, molhos de soja que sejam doces ou salgados, não estão propriamente “banidos”. Não são recomendados porque os feijões de soja contêm fitostrógenos que podem corromper o crescimento saudável do feto. Se o consumo de soja ou de produtos à base de soja for esporádico, então não há problema. Mas, para não complicarmos a questão, esqueçamos os produtos feitos a partir de soja para já.

Molhos com natas ou leite

Aqui, a regra é a mesma que aplicamos aos produtos lácteos e queijos. Então, não temos com que nos preocupar, desde que os molhos sejam feitos com produtos lácteos pasteurizados, quer sejam industriais ou caseiros.

Molho caseiro

Podemos aplicar regras gerais para compreender se podemos comer molho de Burgundy durante a gravidez, caso seja caseiro Antes de mais, é fundamental que se sigam as indicações dadas anteriormente. E, por fim, tenha cuidado ao usar ovos crus nos seus molhos. Deve evitar receitas que incluam ovos crus, a não ser que estes sejam extremamente frescos e que tenhamos a certeza de que foram armazenados em condições ideais. O risco de não cumprir estas regras, é o de contaminação com salmonela.

Preste atenção ao consumo de sal ao comer molho de Burgundy durante a gravidez

Uma grande variedade de molhos, especialmente os industriais, contém sal. Normalmente, este é descrito na lista de ingredientes como sal, ou como monossódio glutamato. Poderá encontrá-lo em caldos e no molho de soja. É recomendado manter o consumo diário de sal abaixo dos cinco gramas. Prefira temperar os seus pratos com ervas aromáticas.

Se quiser saber se deve ou não comer algum alimento em específico, consulte o nosso motor de busca para mulheres grávidas .

Conclusão

Concluindo, poderá comer molho de Burgundy durante a gravidez sem que isso represente um risco para o seu bebé. Ainda assim, as recomendações referidas neste artigo devem ser respeitadas.