É impressionante a maneira como uma gravidez traz questões, questões e mais questões! A dieta ideal de uma grávida pode parecer assustadora a muitas mulheres que estejam no período de gestação. Com tanto aconselhamento, é normal que se sinta perdida cada vez que se lhe põe uma nova questão. O que é que podemos e não podemos comer? Podemos comer molho teriyaki durante a gravidez? Antes de mais, responderemos a esta questão. Depois, veremos o que é aconselhado no que toca ao consumo de diversos molhos sem que isso represente uma preocupação.

comer-Sauce-durante-a-gravidez

Pode-se comer molho teriyaki durante a gravidez?

É normal que esta questão de poder ou não poder comer molhos (ou certos molhos) durante a gravidez, desperte em si alguma ansiedade. Particularmente, é permitido comer molho teriyaki durante a gravidez? A resposta é NÃO, não deve comer molho teriyaki durante a gravidez. Para desenvolver esta resposta, seguimos com as sugestões que deve ter em conta em relação aos molhos que pode ou não deve comer durante a gravidez.

Qual é o conselho que temos a dar quanto a comer molho teriyaki durante a gravidez?

Como já sabemos, é importantíssimo ter uma dieta saudável e equilibrada durante a gravidez. Alguns alimentos são mais aconselháveis que outros, e o mesmo se aplica aos molhos e ao consumo de molho teriyaki durante a gravidez. Explicar-lhe-emos porque é que não é recomendado comer certos molhos em particular.

Molhos de peixe e marisco

Nenhum molho de peixe ou marisco (molho de ostras, nuoc mam, etc) é aconselhável. Estes são feitos de alimentos conservados que normalmente estão crus. Mesmo no caso dos molhos industriais, que normalmente não são de alto risco, é preferível que sejam evitados.

Molho de soja ou outros molhos à base de soja

A soja contém fitoestrogénos, que podem corromper o crescimento saudável do feto. Excecionalmente, pode comer molhos de soja doces ou salgados que sejam industriais. Para quaisquer outros molhos à base de soja, não é recomendado que os coma, pois ou terão demasiado sal, ou serão feitos com peixe marinado.

Sal

A maioria dos molhos contém sal em demasia. Comer molho teriyaki durante a gravidez implica a ingestão de quantidades excessivas de sal. O consumo de sal diário nunca deve ultrapassar os cinco gramas. Tome atenção, pois o sal pode estar escondido sob nomes como monossódio glutamato ou E-621 na lista de ingredientes. Alguns molhos são ainda mais salgados que o normal, tal como a soja e os caldos. É preferível utilizar ervas aromáticas e especiarias para condimentar e salgar os seus pratos.

Comer molho teriyaki durante a gravidez, com ovo e quando é caseiro

Molhos feitos com ovos crus são para evitar ao máximo durante a gravidez. Evite molhos em restaurantes ou jantares em casa de amigos que sejam feitos com ovos crus. Caso esteja a cozinhar o seu próprio molho feito com ovos crus, poderá comê-lo se tiver a certeza de que os ovos são extremamente frescos e armazenados devidamente. Em caso de dúvida, não coma nunca molhos feitos com gemas de ovo cru. No entanto, pode comer molhos feitos com ovos crus, desde que estes sejam industriais. Molhos industriais, na maioria dos casos, são pasteurizados.

Molhos com produtos lácteos

Evite molhos de queijo que sejam frescos, se não sabe se o queijo foi devidamente cozinhado ou não. Pode comer molhos de queijo, desde que o queijo tenha sido bem cozinhado. Molhos feitos com natas, leite ou manteiga são para evitar, a não ser que estes produtos sejam pasteurizados.

Molhos à base de álcool

Molhos feitos à base de álcool não são, de todo, recomendados durante a gravidez. O álcool utilizado para fazer molhos nunca é suficientemente cozinhado. A regra do consumo de álcool numa gravidez segura deve ser a de ZERO ÁLCOOL.

Pode utilizar o nosso motor de pesquisa para mulheres que estejam grávidas , se quer saber o que é aconselhável relativamente a um determinado produto.

Conclusão

Por fim, concluímos que não deve comer molho teriyaki durante a gravidez.