Já abordámos noutros artigos os legumes, a fruta e o peixe durante a gravidez. No entanto, que ocorre com a pato confitado? Podemos comer pato confitado durante a gravidez ? Está confusa e não compreeende muito bem o que pode ou não comer durante a gravidez. O que é permitido e o que é interdito. Iremos ver consigo se poderá comer pato confitado quando se encontra grávida, os riscos potenciais e os benefícios de comer carne durante a gravidez.

comer-Carnes-durante-a-gravidez

É-nos permitido comer pato confitado quando estamos grávidas?

A questão de saber se podemos comer pato confitado durante a gravidez é colocada frequentemente. Assim, podemos comer pato confitado durante a gravidez ? A resposta é SIM. É todavia importante garantir que toma algumas precauções para a poder comer sem ter nenhum problema.

Quais são os riscos de comer pato confitado quando estamos grávidas e que medidas tomar ?

Que riscos corremos quando comemos pato confitado durante a gravidez?

A toxoplasmose e a listeriose constituem os dois principais factores de risco quando se consome pato confitado durante a gravidez.

A toxoplasmose

A toxoplasmose é uma patologia ligada a um parasita que se encontra presente na terra e na pato confitado. Algumas mulheres desenvolveram anti-corpos, mas outras não. Sabe-lo-à desde o início da gravidez mediante a análise ao sangue que lhe foi feita. Se se encontra imune, não necessita de se proteger contra a toxoplasmose e não terá de seguir as recomendações que se seguem. Caso contrário, deverá observar diversas regras. Para comer pato confitado quando está grávida, será necessário assegurar que a pato confitado se encontra bem cozinhada. Não deverá consumir carne crua, seca, fumada ou marinada, pois devido à falta de cozedura, o parasita da toxoplasmose não morrerá. Para comer pato confitado durante a gestação, é preciso garantir que esteja totalmente cozinhada. Esta doença também pode ser transmitida pelos vestígios de terra que poderão estar presentes nos cães, na fruta ou nos legumes.

A listeriose

A listeriose está ligada a uma bactéria, geralmente presente no queijo e na pato confitado. Quando a mãe ingere esta bactéria, ela poderá ser transmitida ao bebé. Os sintomas são febre e dôr de cabeça que normalmente passam despercebidos. Os riscos poderão ser um aborto espontâneo, meningite ou uma infecção bacteriana no bebé. Para se proteger da listeriose, consuma lacticínios à base de produtos pasteurizados, cozinhe bem a carne e não coma marisco ou moluscos crús.

Quais deverão ser as precauções a tomar antes de comer pato confitado quando estamos grávidas ?

Depois de tocar em alimentos de risco, não esfregue os olhos. Deverá lavar primeiro as mãos e os utensílios de cozinha. Manter separados no frigorífico os alimentos crús, cozinhados e os prontos a consumir. As sobras deverão ser bem aquecidas.
A medida mais importante consiste em cozinhar bem a pato confitado antes de a comer. Não coma fígado, carne crua, fumada ou seca. Já sabe agora porque pode comer pato confitado quando está grávida.

Motor de busca dos alimentos durante a gravidez

Quais serão as contribuições nutricionais de comer pato confitado quando estamos grávidas?

A pato confitado fornecerá sobretudo proteínas e ferro. E parece ser indispensável durante a gravidez. Com efeito, terá todo o interesse em consumir pato confitado duas vezes por semana; portanto, comer carne durante a gravidez poderá ser benéfico para satisfazer as suas necessidades de ferro.
Para os veganos ou vegetarianos, deverá pensar numa alternativa para suprir as suas necessidades de ferro, como legumes, féculas do género da lentilha, o peixe ou ainda as ervas aromáticas. As precauções deverão ser as mesmas, ou seja, lavar bem a fruta e os legumes antes de os comer. Não coma peixe crú.

Conclusão

Comer pato confitado durante a gravidez é permitido, mas assegure-se que a carne esteja bem cozinhada.