A gravidez será uma fase da vida durante a qual surgem imensas questões. Está grávida, e durante as suas consultas médicas já levou imensos conselhos nutricionais. Mas continua perdida naquilo que pode e não pode comer. Para evitar causar problemas à sua saúde ou à saúde do seu bebé, é muito importante seguir as recomendações alimentares. Podemos comer peixe-gato durante a gravidez ? Dependerá de como é preparado. Desta maneira descobriremos se pode ou não comer peixe-gato na gravidez, quer seja cru, fumado, cozinhado a vapor, congelado ou cozinhado.
Como pode comer peixe-gato durante a gravidez sem nenhum risco?
Podemos comer peixe-gato cru durante a gravidez?
Peixe cru é desaconselhado para a sua gravidez, sem exceções. Comer peixe-gato durante a gravidez não é recomendado. Peixe cru pode conter a bactéria de nome listeriose e a de toxoplasmose. Listeriose (bactéria) and toxoplasmose (parasitas) são doenças que originam na comida. São geralmente transmitidas da mãe para o feto durante a gravidez ou durante o parto. Se o peixe não está cozinhado, então a bactéria não foi morta. Pode espalhar-se e ser transmitida ao seu bebé. Por esse motivo, para prevenir preocupações, não coma peixe-gato cru. Nesta categoria acabamos por incluir tudo o que é sushi, sashimi, tártaros, carpaccio, ceviche, gravlax de salmão…
Podemos comer peixe-gato fumado durante a gravidez ?
A resposta é precisamente a mesma em relação ao peixe cru. Não é aconselhado comer peixe-gato fumado durante a gravidez. Peixe fumado pode ter precisamente a mesma bactéria que o peixe cru. Doenças de origem alimentar englobam contágio com listeriosis e toxoplasmose.
Podemos comer peixe-gato cozido a vapor durante a gravidez ?
Cozinhar a vapor, normalmente ocorre a temperaturas superiores a 158ºF/70ºC, o que é aconselhado para cozinhar peixe-gato a vapor. É por isto que pode comer peixe-gato cozinhado a vapor durante a gravidez.
Podemos comer peixe-gato congelado durante a gravidez?
Uma mulher grávida pode perfeitamente consumir peixe congelado. Mas tem de se certificar de que a corrente do frio foi respeitada. Se congelou o peixe-gato em casa, pode comer, desde que tenha a certeza de que a temperatura do congelador é bem inferior a -0.4ºF/-18ºC.
Podemos comer peixe-gato cozinhado durante a gravidez?
Quando come peixe-gato durante a gravidez, está sem dúvida em segurança. Qualquer método de culinária que envolva cozinhar o peixe acima de 158ºC/70ºC permite-lhe eliminar as bactérias que possam estar presentes no peixe. Se o seu peixe for cozinhado em papelote, no forno, na frigideira, vai ser seguro para ingestão.
Barra de pesquisa para mulheres grávidas
Que medidas deve tomar para evitar ser infetada ao comer peixe-gato durante a gravidez?
Regra de higiene alimentar durante a gravidez
Não é aconselhável comer peixe mais do que duas vezes por semana. É bom variar nas espécies e nas localidades de fornecimento. É relativamente preferível limitar o consumo dos peixes: pargo, raia, linguado, atum, carpa, robalo, tamboril, bonito e enguia. É desaconselhado comer peixe-espada, espadim, cação, tubarão e lampreia.
Listeriose
A listeriose é uma doença transmitida por uma bactéria resistente que se localiza no solo, na vegetação e na água. Para se proteger, deve evitar as comidas de risco, e seguir certas regras durante a preparação dos alimentos. A infeção pode ser transmitida ao seu bebé, e isto pode levar ao parto prematuro ou ao aborto. Produtos de alto risco são leite cru ou produtos feitos com leite cru ou não pasteurizado (como certos queijos), queijos macios (brie, camembert, …) carnes frias, rilletes e patês, peixe cru ou fumado e produtos de peixe e marisco (como atum cru ou fumado), carne crua ou mal passada, pratos cozinhados que estiveram no frigorífico demasiado tempo, … A listeria é uma bactéria morta pela pasteurização e pelas altas temperaturas de cozinha. Para se proteger da listeriose, cozinhe a sua comida de modo suficiente e evite totalmente as comidas de alto risco.
Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença ligada a um parasita que está presente no solo e na carne. A toxoplasmose também pode ser transmitida por gatos e pelas suas fezes. Muitas mulheres já foram contaminadas com toxoplasmose ao longo da vida, e portanto já possuem os anticorpos. Mas algumas mulheres não possuem estes anticorpos e portanto têm de seguir algumas regras de higiene durante a gravidez. A contaminação humana pode acontecer de três modos : comendo peixe ou carne mal cozinhados, ou comendo alimentos contaminados com fezes de gato (pode ocorrer com os vegetais crus). Aqui estão alguns conselhos sobre evitar ser infetada com toxoplasmose durante a gravidez. Lave as mãos com frequência, especialmente se tiver estado a cozinhar carne crua, a mexer em terra ou em vegetais crus. Não esfregue os olhos se recentemente tocou em carne crua. Coma carne e peixe bem cozinhados e lave sempre os vegetais e as frutas antes de comer.
Conclusão
Em suma, é possível comer peixe-gato durante a gravidez mas só com certas condições. Pode pesquisar por alimentos específicos na nossa barra de pesquisa para mulheres grávidas.