Uma gravidez é, sem dúvida, um evento que muda uma vida. Quão maravilhosa é a ideia de dar à luz! É normal que as mães se sintam um pouco perdidas no que toca a estar a par de todos os novos hábitos e restrições alimentares. O que é bom e o que é mau para o bebé? É seguro comer Perú Recheado com Pato e Frango durante a gravidez? Já respondemos a algumas das questões relativas ao consumo de carne durante a gravidez num outro artigo. Neste artigo, vamos falar sobre os potenciais riscos que podem vir de comer pratos à base de carne.
Pode comer Perú Recheado com Pato e Frango durante a sua gravidez?
A maioria dos tipos de carne pode ser comida durante a gravidez. Quer seja de vaca, cabrito, porco, frango, peru… praticamente todas. Não será um problema comer Perú Recheado com Pato e Frango durante a gravidez, com uma condição: é necessário que a carne esteja bem cozinhada. Para avivar a memória:
É seguro comer:
- Vaca, frango, peru, porco cozinhado
- Fiambre
Deve evitar:
- Deli
- Rillettes e pâtés
- Orgãos
Que precauções deve tomar ao comer Perú Recheado com Pato e Frango durante a gravidez?
O modo como é cozinhado
A carne deve ser ou já cozinhada (como o fiambre, por exemplo), ou cozinhada no mínimo a 70ºC/158ºF, quer seja cozinhada num tacho, no forno ou no churrasco. Isto é o mesmo que dizer que para comer Perú Recheado com Pato e Frango de modo seguro durante a gravidez, deve certificar-se de que a mesma foi bem cozinhada.
A conserva
Se está a aquecer uma refeição, lembre-se de que tem de ter sido bem cozinhada em primeiro lugar. No frigorífico, mantenha a comida crua e a cozinhada em prateleiras diferentes, para evitar a contaminação por bactérias que a comida crua poderá conter.
Riscos associados com comer Perú Recheado com Pato e Frango durante a gravidez
Os riscos associados com o consumo de carne estão relacionados com a contaminação com listeriose e toxoplasmose – uma bactéria e um parasita, respetivamente. Para evitar ser contaminada por estes dois germes, é necessário que se certifique de que a carne que come foi cozinhada a altas temperaturas. O calor do cozinhar a carne a uma certa temperatura irá matar tanto a listeriose como a toxoplasmose.
Pode comer Perú Recheado com Pato e Frango durante a gravidez quando é servido com outros ingredientes?
Álcool
Certas receitas de carne poderão incluir, como ingrediente, bebidas alcoólicas como vinho ou rum. É aconselhável verificar se esse é o caso com Perú Recheado com Pato e Frango antes de comer. Se esse é o caso, deve certificar-se de que apenas contém uma pequena porção, e que essa porção foi cozinhada durante o tempo suficiente. O tempo mínimo que o álcool leva a evaporar é fervendo por uma hora e meia.
Motor de pesquisa de comida para mulheres grávidas
Comer Perú Recheado com Pato e Frango e vegetais durante a gravidez
Vegetais crus
Perú Recheado com Pato e Frango pode, por vezes, ser servido com vegetais crus. Para evitar a contaminação com toxoplasmose (isto aplica-se às mulheres grávidas que não são imunes à toxoplasmose), é muito importante lavar os vegetais antes de os comer.
Vegetais cozinhados
Se os vegetais estão cozinhados, então não tem com que se preocupar. A toxoplasmose não resiste ao calor, e portanto não sobreviverá à temperatura a que foi cozinhada.
Queijo
O mesmo se aplica à listeriose, que pode estar presente nalguns tipos de queijo. Mais uma vez, se o queijo estiver cozinhado, não será um risco para a sua gravidez. Por esta razão, é seguro comer Perú Recheado com Pato e Frango quando está grávida, mesmo que contenha queijo.
Leite e natas
Se por acaso o prato tiver sido preparado com leite ou natas, é preferível que se certifique de que estes eram pasteurizados.
Sal
É aconselhável que se modere o uso do sal durante a gravidez. Grandes quantidades de sal podem promover um aumento da pressão sanguínea.
Conclusão
É seguro comer Perú Recheado com Pato e Frango durante a gravidez, desde que se certifique de que os ingredientes ou não representam um risco só por si, ou estão bem cozinhados.