E eis que se encontra perante uma nova aventura : a gravidez ! Está à espera de um magnifico bebé, mas são várias as dúvidas que lhe vêm à cabeça. Como fazer para que a gravidez corra da melhor maneira ? Ao nível da alimentação, há opiniões para todos os gostos. Já não sabe o que pode ou não comer. A questão do marisco surge frequentemente. Podemos comer polvo cozido durante a gravidez ? Neste artigo, iremos ver se o consumo de polvo cozido é permitido, as medidas que deverá adoptar para o consumir e, por último, quais os nutrientes que o polvo cozido lhe proporciona. Após a leitura deste artigo, ficará finalmente a saber o que pode comer durante a gravidez.

comer-Marisco-durante-a-gravidez

Podemos comer polvo cozido durante a gravidez ?

São muitas as questões colocadas à volta dos moluscos e dos crustáceos. Podemos comê-los quando estamos grávidas ? A resposta é SIM, pode consumi-los durante a gravidez. Bastar observar algumas regras cujas especificações iremos apresentar a seguir. Estas recomendações são importantes, pelo que as deverá ler para não cometer erros.

Sob que condições poderá comer polvo cozido durante a gravidez ?

Geralmente o consumo de crustáceos e moluscos encontra-se limitado a duas vezes por semana. Para os consumir, devem estar cozinhados, ou seja, para comer polvo cozido durante a gravidez, este deve estar COZINHADO. É esta a única condição que deverá ter em conta.

É sempre preferível comprar o polvo cozido fresco e cozinhá-lo você mesma. Não adquira crustáceos que já tenham sido cozinhados.

Se observar estar regras, ficará menos exposta aos perigos da listeriose. É uma doença provocada por uma bactéria que se encontra na carne, peixe, marisco e no queijo e que só é morta por temperaturas superiores a 70 graus. Portanto, todos os crustáceos e moluscos só devem ser consumidos cozinhados e com moderação para evitar ingerir demasiado mercúrio.

Motor de busca de alimentos durante a gravidez

Quais são os benefícios de comer polvo cozido durante a gravidez ?

Comer polvo cozido durante a gravidez permite subministrar vitaminas, micronutrientes, etc… o principal é o iodo que desempenhará um papel muito importante no funcionamento da tiróide da mãe e no desenvolvimento adequado do cérebro do bebé. O iodo pode ser encontrado nos crustáceos bem cozinhados, mexilhões, peixe, lacticínios e ovos.

Se desejar saber um pouco mais sobre a alimentação da mulher grávida, clique nas páginas em baixo:
https://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/activeapp/wp-content/files_mf/1444899925Alimentacaoenutricaonagravidez.pdf

Conclusão

Sim, pode comer polvo cozido durante a gravidez sem qualquer perigo. Assegure-se de que se encontra bem cozinhado e, idealmente, adquira-o fresco e cozinhe-o você mesma.