O álcool é um tópico de grande discussão no que toca ao seu consumo durante a gravidez. Algumas mulheres grávidas acreditam que álcool em pequenas quantidades é seguro para a saúde do bebé. Será que comer pratos com vinho branco durante a gravidez causa algum problema à saúde do feto? Em primeiro lugar, vamos descobrir se receitas à base de álcool são más para o feto, e quais são as recomendações no que toca a receitas à base de álcool durante a gravidez, e finalmente um pequeno lembrete das consequências do álcool para a saúde do bebé..
É possível comer pratos com vinho branco durante a gravidez?
Muitas das questões e discussões durante a gravidez se relacionam com o consumo de álcool. Com certeza que muitas de vocês se questionam se o consumo esporádico e em pequenas quantidades representa um problema sério ou não. Mas também se receitas à base de álcool são ou não perigosas para o bebé. Pode-se comer pratos com vinho branco durante a gravidez? Esta pergunta não é de fácil resposta. Portanto, vamos tentar responder com clareza, para que entenda em que casos pode consumir pratos à base de álcool, e em que casos isso é contraindicado.
Comer pratos com vinho branco durante a gravidez – quais são as recomendações?
Comer pratos com vinho branco durante a gravidez, depende da maneira como for cozinhado
Muitas grávidas se questionam se podem ou não comer pratos com vinho branco durante a gravidez. Um dos parâmetros tem a ver com a cozedura. O volume de álcool presente na receita vai variar consoante o método culinário. Quanto mais tempo de cozedura o álcool tiver, mais evaporará. Normalmente recomenda-se que o tempo de cozedura tenha o mínimo de duas horas. Independentemente do álcool utilizado na receita ser vinho, cerveja, rum ou qualquer outro. O que é certo é que quanto mais forte o álcool for, mais tempo de evaporação exige. Portanto aconselhamos a que escolha pratos com vinho ou cerveja, em alternativa a bebidas destiladas ou qualquer bebida fortemente alcoólica.
Não é recomendado que coma pratos nos quais o álcool não foi cozinhado ou foi cozinhado apenas de forma ligeira, como alguns pratos e sobremesas flamejados. Não adianta adicionar o álcool enquanto cozinha, se este não tiver tempo para evaporar completamente. É importante lembrar que se usar leite ou natas, deve optar pelos produtos pasteurizados. Para carne e peixe, certifique-se de que estão bem passados (nunca crus, fumados ou marinados).
Dicas para ter em atenção na hora de comer pratos à base de álcool:
- Evitar sorvetes com álcool
- Evitar comida flambada
- Deixe ferver os cozinhados durante um tempo mínimo de duas horas, para se certificar de que o álcool foi evaporado ao máximo
- Escolha uma bebida alcoólica de baixo volume
- Evite bolos, biscoitos e doces à base de álcool
- Limite a quantidade e o volume de álcool nos seus pratos
Como substituir o álcool de modo a poder comer pratos com vinho branco durante a gravidez?
É frustrante tentar compreender se comer pratos com vinho branco durante a gravidez vai ou não causar problemas ao bebé. Segue um conselho de culinária que a permitirá reduzir ou até remover o uso de álcool nestas receitas. Pode substituir o álcool com outros ingredientes.
A cerveja pode ser substituída por sumo de maçã com ou sem gás, ginger ale, ou cerveja sem álcool.
Os licores podem ser substituídos por sumos de fruta (alperce, pêssego, pêra).
O vinho tinto pode ser substituído por sumo de uva, caldo de carne, etc. E o vinho branco por caldo de galinha, vinagre de vinho branco, ou sumo de maçã.
E se já tiver comido um prato contendo álcool, há problema?
Neste caso, vamos a calmar a grande maioria das mentes preocupadas. Na eventualidade de ter comido um prato que continha álcool e só se apercebeu depois, não há problema. Acontece! Se o prato foi cozinhado durante bastante tempo, então o volume de álcool será baixo. E se não, se for um caso excecional, também não é caso para preocupações. Apenas deve prestar mais atenção nas próximas vezes.
Quais são as consequências de comer pratos com vinho branco durante a gravidez?
Acabámos de descrever detalhadamente a razão pela qual é arriscado comer pratos à base de álcool dependentemente do seu tempo de cozedura. Simplesmente porque o álcool pode continuar presente ao comer a refeição.
Se beber demasiado álcool durante a gravidez, isto pode afetar o seu bebé. A Síndrome alcoólica fetal é uma malformação no feto associada com o consumo de álcool abusado durante a gravidez. O cérebro do bebé pode ficar danificado, levando a que este sofra um atraso mental de longo termo.
Na nossa página inicial, tem à sua disposição um motor de pesquisa para mulheres durante a gravidez , que lhe permite pesquisar por qualquer bebida ou comida e descobrir se pode ou não ingeri-la em segurança.
Conclusão
Sabe agora porque deve ou não deve comer pratos com vinho branco durante a gravidez. É melhor substituir o álcool com outro ingrediente (por exemplo, sumo de fruta). Caso não o faça, certifique-se de que estes pratos à base de álcool são ocasionais e especialmente cozinhados durante um longo período de tempo. A regra, durante a gravidez, deve preferencialmente ser álcool ZERO.