Durante a gravidez, os médicos recomendam frequentemente uma alimentação diversificada e equilibrada. Porém, poderá não saber quais são os alimentos que são permitidos e os que não são permitidos. Existe um determinado número de medidas a tomar durante a gravidez para garantir que o seu bebé se desenvolve da melhor forma possível. Ainda assim, podemos comer pudim de ovos quando estamos grávidas ? As sobremesas e os bolos são uma doce tentação que não nos queremos ver privadas de comer. Veremos para começar se pode comer pudim de ovos durante a gravidez, em seguida as precauções a tomar quanto às sobremesas e aos bolos e, por fim, uma pequena elucidação sobre o peso durante a gestação.
Posso comer pudim de ovos quando estou grávida ?
Bolos e sobremesas ! Podemos verdadeiramente passar sem eles durante 9 meses ? Podemos comer pudim de ovos quando estamos grávidas ? A resposta será quase sempre SIM, pode comer pudim de ovos durante a gravidez. MAS ATENÇÃO, há várias providências a seguir para os comer correctamente.
Quais são os riscos de comer pudim de ovos quando estamos grávidas ?
Riscos associados de comer pudim de ovos durante a gravidez
São 3 os principais riscos ligados a duas bactérias (Salmonela e Listeria) e um parasita (Toxoplasmose). A primeira está associada ao risco de salmonela. Este risco produz-se especialmente quando comemos ovos crús, insuficientemente cozidos ou pouco frescos. O segundo risco é a listeriose, que encontramos nos lacticícnios (leite, natas, manteiga) fabricados com leite crú que não foi aquecido a mais de 70°C/158°F. A terceira é a toxoplasmose que pode estar presente na fruta que, por exemplo, utilizar para confeccionar as suas tartes.
Motor de busca de alimentos durante a gravidez
Sugestões para evitar problemas de saúde quando consome pudim de ovos durante a gravidez
Para reduzir o risco de infecção por Salmonela e Listeria, faça os seus próprios bolos e sobremesas com ovos cozinhados. Se vez em quando os quiser utilizar frescos, faça-o o mais perto possível da data de postura e conserve-os num local fresco. Opte preferencialmente por receitas onde os ovos serão totalmente cozinhados. No mesmo sentido, utilize leite e natas pasteurizados.
Para reduzir o risco de infecção por toxoplasmose, lave bem a fruta.
Nas padarias, pastelarias, restaurantes ou na casa de amigos, evite os bolos elaborados com claras em castelo, crús ou insuficientemente cozinhados, como merengues, mousses e a maior parte da doçaria conventual portuguesa. A data de postura dos ovos utilizados na elaboração dos bolos não é conhecida ; por conseguinte, não é possível garantir que os ovos se apresentam em perfeitas condições.
No caso dos produtos processados, o risco é menor, sendo por isso uma opção mais segura.
Para facilitar a compreensão de tudo o que até agora dissemos, consuma os doces ou os bolos elaborados com ovos cozinhados e com leite e natas pasteurizados.
Peso durante a gravidez
Irá aumentar de peso durante a gravidez. É todavia recomendado limitar este aumento a um certo número de quilos ( 12 quilos em média ao longo da gravidez). De uma forma geral terá mais apetite ; portanto, e a título de exemplo, será mais prudente ao lanche optar por fruta ou iogurtes. Os doces e os bolos devem ser consumidos somente de vez em quando, embora possam ser consumidos enquanto se encontra grávida.
Não hesite a contactar o seu médico de família ou a sua parteira se tiver alguma dúvida.
Para o seu bem-estar procure praticar exercício regularmente.
Conclusão
Na categoria de sobremesas e bolos, poderá comer pudim de ovos quando está grávida mas não se esqueça de verificar que todas as precauções foram tomadas.
Se tiver interesse em saber se pode comer um outro alimento, registe-se no nosso motor de busca para mulheres grávidas.