A gravidez é uma coisa extraordinária. É importante que se mantenha uma dieta equilibrada, mas pode tornar-se desafiante estar a par de todas as regras alimentares de uma gravidez segura e saudável. Estar-se grávida requer que se preste atenção a certos tipos de comida. É seguro comer Queijo ralado enquanto está grávida? Dificilmente encontrará uma lista completa de todos os alimentos que deve evitar durante a gravidez. Este artigo irá detalhar o porquê de ser aconselhável evitar comer Queijo ralado durante a gravidez, os riscos associados à ingestão de Queijo ralado e o que deve fazer caso já tenha comido Queijo ralado enquanto está grávida.
Pode-se comer Queijo ralado durante a gravidez?
Para as amantes de queijo, é importante ter consciência de quais queijos são seguros de consumir durante a gravidez. Será que Queijo ralado faz parte dessa lista? A resposta é: não. Não é seguro comer Queijo ralado durante a gravidez.
Quais são os riscos provenientes de comer Queijo ralado durante a gravidez, e que outros tipos de queijo devem ser evitados?
Os riscos de comer Queijo ralado durante a gravidez
As duas doenças que podem resultar da ingestão de Queijo ralado durante a gravidez são a toxoplasmose e a listeriose.
Toxoplamose
A toxoplasmose pode resultar da ingestão de frutas e vegetais por lavar, ou de carne e peixe mal cozinhados. O contacto com as fezes de gato é um outro exemplo.
Listeriose
A listeriose é o principal risco. Esta doença está ligada a uma bactéria (Listeria) que prolifera no queijo não cozinhado. Uma vez ingerido pela mãe, pode vir a contaminar o feto e a causar uma infeção grave que pode resultar em parto prematuro. É então importante que evite comer Queijo ralado se estiver grávida.
Queijos que não são recomendados durante a gravidez
Quando está grávida, não é recomendável que coma Queijo ralado. Aqui está uma pequena lista de queijos que deve evitar durante a gravidez:
- Queijos macios feitos de leite cru ou não pasteurizado, como Brie, Camembert, Emmental feito com leite cru
- Queijos macios com cascas bolorentas, como Chavignol, Coulommiers,…
- Queijos azuis, como Auvergne Blue, Gorgonzola, Roquefort,…
- Queijos semiduros feitos a partir de leite cru ou não pasteurizado
- Queijo feta
- Queijos frescos
Motor de pesquisa de comida durante a gravidez
Existe alguma maneira segura de comer Queijo ralado durante a gravidez?
Sim, existem maneiras seguras de comer Queijo ralado mesmo estando grávida. Tem de ser cozinhado a temperaturas muito altas, tal como raclette, e com a casca removida. O fondue de queijo, por exemplo, não é suficientemente cozinhado. Se não tiver a certeza de se o queijo está suficientemente cozinhado ou não, não coma – irá poupá-la de preocupações.
E se eu estiver grávida e já tiver comido Queijo ralado?
Se o cozinhou a uma alta temperatura, não tem com que se preocupar – a bactéria Listeria não resiste ao calor.
Se o comeu insuficientemente cozinhado ou até mesmo cru, não se alarme em demasia. O nosso conselho é que espere para ver se tem algum sintoma como febre ou dores de cabeça. Se isso acontecer num espaço de dois meses, deve consultar um médico e fazer análises ao sangue. Caso seja diagnosticada com listeria, irão ser-lhe receitados antibióticos.
Lembramos que o risco de contaminação com Listeria é baixo e não muito comum, pelo que não deve entrar em pânico ao primeiro sinal.
Conclusão
Deve evitar comer Queijo ralado durante a gravidez, para se manter longe dos riscos associados à sua ingestão. Embora seja desaconselhável comer Queijo ralado enquanto está grávida, existem inúmeros outros alimentos que são bons para si e para o seu bebé.