Receber as novidades da sua gravidez pode ser um momento maravilhoso. Porém, estar consciente de todas as diferentes recomendações pode tornar-se esmagador. No que toca a restrições alimentares, todo tipo de questões irá eventualmente surgir. Pode comer Sandes de carne fria durante a gravidez? Neste artigo, vamos falar sobre os riscos associados aos ingredientes presentes nas sanduíches, para que saiba se pode comer Sandes de carne fria durante a gravidez.

comer-Sanduíches-durante-a-gravidez

Pode comer Sandes de carne fria durante a gravidez?

Durante uma viagem de carro, entre refeições ou num picnic – estes são exemplos de ocasiões em que normalmente comeria Sandes de carne fria. Mas será seguro comer Sandes de carne fria durante a gravidez? Para a maioria das sandes, a resposta é sim. Mas é importante sabermos que tipos de sandes são seguros e quais não são.

Como pode saber se pode comer Sandes de carne fria durante a gravidez, sem qualquer risco?

Ao comer Sandes de carne fria ou outro tipo de sanduíches, deve informar-se de com que ingredientes são feitas. Os principais riscos estão relacionados com a toxoplasmose, listeriose e salmonela.

Comer Sandes de carne fria com maionese

A maionese industrial presente nas sandes é segura. A sandes industrial contém apenas maionese industrial, portanto a sandes pode ser comida durante gravidez.

Maionese feita em casa ou na padaria é normalmente feita com ovos frescos. O ovo cru usado para fazer a maionese traz o risco de transmitir salmonela. Salmonela é uma bactéria encontrada em ovos que não são frescos. Não é aconselhável comer uma sandes com maionese caseira que não foi feita por si. Para ter a certeza, pode sempre perguntar com que tipo de maionese é que a sua sandes foi feita.

É arriscado comer Sandes de carne fria com ovos durante a gravidez?

Se a sua questão é relacionada com ovos cozidos, pode ler o nosso artigo sobre comer ovos cozidos durante a gravidez.

Sandes com vegetais crus ou salada

Este parágrafo é do interesse das mulheres que não são imunes à toxoplasmose. Se o seu Sandes de carne fria contém vegetais ou salada, deve certificar-se de que os vegetais foram lavados.

Quando a sandes cozinhadas ou sandes do Subway, nunca poderá ter a certeza de que os vegetais foram lavados, portanto deve evitá-las. Ou, em alternativa, pode escolher uma sandes que seja feita com vegetais cozidos como pimento ou cebola.

As sandes Sodebo, em triângulo ou sandes de supermercado são feitas com vegetais lavados, o que significa que não representam um risco. Para estar segura, deve sempre escolher sandes industriais ou caseiras (feitas por si), nas quais tem a certeza de que os vegetais foram corretamente lavados.

Motor de pesquisa para mulheres grávidas

Comer sandes de peixe ou marisco durante a gravidez

Se quer comer Sandes de carne fria durante a gravidez, verifique se foi feita com peixe ou marisco.

Quando uma sandes contém atum, salmão, caranguejo ou delícias do mar, é importante que confirme se a pode comer sem qualquer risco.

A sandes de atum é normalmente feita com atum em lata, o que é seguro para a gravidez.

A sandes de camarão cozido é também segura para a gravidez. Não existe risco de transmissão de listeriose pois o marisco está cozinhado. Por outro lado, não é aconselhável comer sandes de delícias do mar.

A sandes de salmão fumado não é recomendada para a gravidez. O salmão fumado pode transmitir listeriose ou toxoplasmose, duas bactérias que podem por em risco a saúde do bebé.

Carne

Qualquer sandes feita com carne cozinhada é segura, sendo órgãos e vísceras a exceção. Não é aconselhável comer carne deli – portanto as sandes rosette, de rillette e de paté são para esquecer. A sandes de fiambre pode também ser feita com carne deli, mas trata-se de uma exceção pois a carne em questão está cozinhada.

Manteiga

Comer Sandes de carne fria durante a gravidez não é um problema, mas deve ainda verificar se contém manteiga. É seguro comer manteiga durante a gravidez, desde que seja feita com leite pasteurizado – o que, felizmente, é o caso dos tipos de manteiga mais comuns.

Queijo e Sandes de carne fria durante a gravidez

É seguro comer Sandes de carne fria durante a gravidez, mas deve verificar se contém queijo. Os tipos de queijo que podem ser arriscados são aqueles feitos de leite não pasteurizado (como o Camembert, o queijo azul, …). Se contém qualquer tipo de queijo duro, não é um problema.

Pesquise o tipo de queijo específico no nosso motor de pesquisa para saber se é seguro.

Conclusão

Para recapitular: é perfeitamente seguro comer sandes industriais. Pode sempre fazer as suas próprias sandes caseiras, já que sabe quais ingredientes pode incluir. Quanto à sandes de pastelaria, evite as carnes frias, maionese caseira, e sandes de vegetais. Quanto ao Sandes de carne fria, é perfeitamente seguro comer durante a gravidez.