A gravidez nem sempre é fácil. Há muitas questões que as mães levantam para assegurar que o bebé cresce saudavelmente. Porém, por vezes pode ser stressante não saber o que pode e não pode comer durante a gravidez. Durante as férias e os momentos em que vai comer fora, pode cruzar-se com a possibilidade de comer foie gras. Mas pode-se comer foie gras durante a gravidez? Antes de mais, vamos explicar em que situações pode comer foie gras e depois os riscos associados ao consumo de certos tipos de foie gras.

comer-Foie gras-durante-a-gravidez

Em que circunstâncias podemos comer foie gras mal passado durante a gravidez?

Comer foie gras será um enorme prazer para um grande número de mulheres grávidas. Mas, durante a gravidez, é desaconselhado por ginecologistas. No entanto, parece que é possível abrir exceções. Portanto SIM, poderá comer, mas só em alguns casos. Foie gras cozinhado é permitido durante a gravidez, entre outras possibilidades, como parte de um recheio cozinhado no forno ou até frito na frigideira.

E por isto, para que seja tão explícito como possível, e para saber se poderá comer foie gras mal passado durante a gravidez, faremos uma lista de foies gras permitidos e outra de foies gras não recomendados durante a gravidez.

Foie gras autorizado:

  • Foie gras cozinhado em frasco, lata ou embalado em vácuo
  • Foie gras pré-embalado
  • Fígado esterilizado
  • Foie gras frito na frigideira
  • Recheios com foie gras cozinhado
  • Molho de foie gras: aqueça o molho devidamente e use fígado de lata ou frasco e, tal como recomendado com os produtos lácteos, utilize leite ou natas pasteurizados
  • Foie gras congelado: poderá comer simplesmente porque o foie gras foi conservado numa temperatura inferior a 20ºc, e, como resultado, a bactéria listeria foi morta.

Porque deve preferir foie gras de lata? Normalmente, este é esterilizado para melhor preservação. O processo de esterilização destruirá a possível presença da bactéria listeria.

Foie gras não recomendado:

  • Foie gras caseiro (terrrina, torchon)
  • Foie gras de catering ou restaurante
  • Foie gras semi-cozinhado
  • Espuma de foie gras

As mulheres grávidas põem frequentemente esta questão para o foie gras semi-cozinhado. Vamos explicar poque é que parece contraindicado para mulheres grávidas. Foie gras semi-cozinhado não é recomendado porque é cozinhado a baixas temperaturas. Por serem baixas, não são suficientes para eliminar a presença da bactéria listeria. Foie gras semi-cozinhado está na categoria dos produtos frescos com curta data de validade, portanto evite este tipo de foie gras durante a gravidez.

Que problemas podem advir da ingestão de foie gras mal passado durante a gravidez?

O problema associado à ingestão de foie gras mal passado durante a gravidez é a listeriose. A listeriose é uma patologia causada pela bactéria listeria, que pode estar presente na carne, em produtos lácteos, queijo e foie gras. A listeria é elimida através da pasteurização ou quando a comida é cozinhada. Agora percebemos melhor porque é que podemos comer foie gras e em que circunstâncias.

O segundo e menos comum problema tem a ver com a overdose de vitamina A. Comer foie gras mal passado durante a gravidez traz imensa vitamina A. Vitamina A em demasia é contraindicada durante a gravidez. É possível comer, mas é melhor que seja apenas de tempos em tempos.

E se comeu foie gras mal cozinhado?

Nesse caso, não se alarme. O problema com a listeria anteriormente mencionado não é comum em Portugal. Não há necessidade de agir como numa emergência. Terá de, durante dois meses após o consumo da comida que representa o risco, monitorizar quaisquer sintomas de febre e dor-de-cabeça. Se esse for o caso, é aconselhável que visite um médico para que possa ser examinada e, se necessário, fazer análises ao sangue para perceber se tem ou não a bactéria. Se tiver, terá de tomar antibióticos.

Se tem curiosidade em perceber se outros alimentos são permitidos ou não recomendados durante a gravidez, use o nosso motor de pesquisa de alimentos permitidos durante a gravidez .

Conclusão

Com todos estes detalhes, agora compreende se pode ou não comer foie gras mal passado durante a gravidez. Em qualquer caso, se comer foie gras, coma apenas ocasionalmente.