É uma futura mãe e isso quer dizer que um acontecimento fantástico está para vir! No entanto, a gravidez levanta imensas questões, especialmente no que toca à nutrição. É normal que, no verão, lhe apeteça um gelado. Mas é ou não é seguro comer gelado carte d’or durante a gravidez? Primeiro, vamos discutir se é ou não permitido comer gelado carte d’or durante a gravidez, e depois relembraremos várias medidas relativas ao consumo de gelado que são necessárias tomar, e por fim recomendaremos como pode comer gelado carte d’or durante a gravidez sem que isso traga qualquer problema.
Podemos comer gelado carte d’or durante a gravidez?
A quem é que não apetece um gelado? Especialmente nos meses quentes de verão… Mas pode-se comer gelado carte d’or durante a gravidez? Não lhe daremos uma resposta direta, pois há casos em que pode e casos em que não. No seguinte parágrafo, detalharemos todas as preocupações relativas a infeções provenientes do consumo de gelado.
Quais são os riscos associados a comer gelado carte d’or durante a gravidez?
Há vários riscos associados com o consumo de gelado. A maioria deles, são infeções. O calor aumenta a multiplicação das bactérias. O primeiro risco tem a ver com uma bactéria, de nome Listeria, que se encontra em leite não pasteurizado ou cru e também em natas não pasteurizadas. Existe o risco de infetar o bebé como resultado da ingestão de gelado feito com leite cru ou com leite/natas não pasteurizadas.
O segundo risco de infeção é a Salmonela, uma bactéria encontrada nos ovos. O problema dar-se-á nos casos em que o gelado é feito com ovos crus.
O terceiro risco tem a ver com o açúcar. O consumo excessivo de açúcar leva a um aumento dos níveis de açúcar, o que pode resultar em diabetes gestacional.
Que passos devem ser seguidos para que possa comer gelado carte d’or durante a gravidez, sem preocupações?
A primeira precaução consiste em ter noção dos ingredientes que compõem o gelado. Há 3 tipos de gelado: o industrial, o caseiro, e o artesanal, feito por estabelecimentos especializados.
Se escolher comprar gelado artesanal, pergunte ao vendedor se contém ovos, leite ou natas frescas. De seguida, pergunte se os ovos, leite ou natas foram utilizados crus ou não pasteurizados. Se a resposta for positiva, não compre esse gelado. Se não tiver uma resposta certa e clara, é melhor evitar gelados caseiros. Para que a convençamos da complexidade daa informação, é também difícil verificar como é que os ingredientes utilizados para fazer o gelado foram conservados e se a corrente do frio foi ou não respeitada.
Para gelado caseiro, pode seguir os mesmos passos acima mencionados. Utilize ovos muito frescos, ou, preferencialmente, receitas que não incluam ovos e sempre com leite ou natas pasteurizados.
E agora vocês estão todas perdidas. Não percebem se podem ou não comer gelado carte d’or durante a gravidez. O parágrafo abaixo dar-vos-á as categorias de gelado que é possível comer durante a gravidez.
Que tipo de gelado é que pode ser comido sem preocupações durante a gravidez?
Não sabe se pode comer gelado carte d’or durante a gravidez. Aqui seguem duas categorias de gelado que é permitido comer durante a gravidez.
Gelados e sorvetes industriais não representam qualquer risco. O gelado ou sorvete será feito com leite pasteurizado, e a corrente do frio terá, com certeza, sido respeitada.
Se vai a passear na rua e sente uma urgência de comer gelado, pode sempre pedir um sorvete de fruta. Sorvetes são frequentemente feitos apenas com água e frutas.
Use à vontade a nossa barra de pesquisa na nossa home-page, para se certificar de se pode ou não comer outros alimentos.
Conclusão
Gelado industrial e sorvete são permitidos durante a gravidez. Agora sabe se pode comer gelado carte d’or durante a gravidez.