Está grávida e esta é uma fase muito bonita da sua vida ! Você e o seu bebé terão necessidade de uma alimentação equilibrada e diversificada durante 9 meses. Há, porém, durante este longo período , alimentos que não deverá ingerir. É importante fazer alguns sacrifícios para evitar problemas para o seu bebé. Mas é por uma boa causa ! Iremos ver consigo se pode comer lacticínios quando está grávida e quais são os riscos. Com este artigo, ficará a saber tudo sobre os iogurte de cabra durante a gravidez.
Podemos comer iogurte de cabra quando estamos grávidas e quais serão as recomendações a respeitar ?
Podemos comer iogurte de cabra quando estamos grávidas ? É seguro comer iogurte de cabra durante a gravidez ?
Um grande número de mulheres grávidas desejam saber se podem comer iogurte de cabra durante a gestação. Iremos dar resposta a esta questão de modo a afastar qualquer inquietação. SIM, comer comer iogurte de cabra durante a gravidez, sem perder a tranquilidade com a saúde do feto. Para isso, todavia, é necessário respeitar algumas regras de higiene alimentar.
Quais as precauções a tomar para comermos iogurte de cabra quando estamos grávidas ?
Comer lacticínios durante a gravidez conferirá a possibilidade de obter cálcio, que é algo muito importante para si e para o bebé.
É suficiente seguir algumas regras para não correr riscos. Para os produtos lácteos, só deverá ingerir alimentos pasteurizados (alta pasteurização ou UHT). Pode comer iogurtes, bebidas probióticas, queijo fresco, natas frescas, sendo que deverão ser pasteurizados e sobretudo elaborados sem leite crú. As natas elaboradas com leite crú serão de evitar, assim como o leite crú. A manteiga deverá ser confeccionada com natas pasteurizadas.
Atenção aos produtos à base de soja, como os iogurtes Soja Sun, que contêm fitoestrógenos que podem afectar as hormonas. Não os consuma com regularidade. E o mesmo se aplica ao leite de soja.
Motor de busca de alimentos para mulheres grávidas
É perigoso comer iogurte de cabra quando nos encontramos grávidas ?
Aprenda a consultar a lista de ingredientes, pois usualmente o leite crú ou as natas não pasteurizadas vêm especificadas. A maior parte dos produtos muitos consumidos são elaborados à base de leite pasteurizado ou natas pasteurizadas.
O principal risco quando se consome produtos lácteos é uma infecção por Listeria, uma bactéria que pode estar presente na carne, no queijo peixe, … cuja eliminação ocorre durante o processo de cozedura a temperatura elevada ou mediante a pasteurização. Os produtos lácteos podem ser contaminados pela Listeria e transmitidos pela mãe ao feto. Os riscos para o feto são os de uma infecção severa que Le principal risque lors de la consommation de produits laitiers sera une infection par la Listeria , bactérie qui peut être présente dans la viande, poderá conduzir a um parto prematuro.
Como proceder se comeu leite crú ou natas crúas durante a gravidez ?
Não entre em pânico, pois o risco de transmissão da listeria é pequeno. Informe o seu médico que comeu leite ou natas crús. Regra geral, dir-lhe-à para esperar até que os sintomas se façam sentir e que são febre e cefaleias. Se assim for, será submetida a análises ao sangue para verificar a presença da Listeria. Confirmada a sua presença, terá de tomar antibióticos.
Conclusão
Poderá comer iogurte de cabra quando está grávida, sem se preocupar. Terá ainda os benefícios do cálcio que os produtos lácteos lhe proporcionam.
Se procura saber se pode comer um outro alimento durante a gravidez, introduza o nome desse alimento na nossa barra de pesquisa para saber se o pode consumir. Os artigos são muito parecidos para simplificar a compreensão dos riscos para cada alimento.