É-nos permitido comer pepino-africano durante a gravidez ? Atingiu um momento na vida que lhe suscita muitas questões. Durante a gravidez é aconselhável fazer uma alimentação variada para proporcionar ao feto tudo de que carece. Os médicos, porém, desaconselharam-lhe certos alimentos e é fácil perder-se no meio de tantas recomendações. É necessário comer 5 frutas e legumes por dia ; mas quais as frutas e legumes autorizados durante a gravidez ? Iremos ver se poderá comer pepino-africano quando se encontra grávida e em seguida quais as regras de higiene alimentar que deverá seguir.
Quais os riscos de comer pepino-africano quando está grávida e quais as informações práticas que deverá ter em conta quando as for consumir ?
Qual é o risco de comer pepino-africano quando estamos grávidas ?
Não há nenhum problema em comer pepino-africano durante a gravidez. Sugerimos-lhe apenas que tome algumas precauções antes de a consumir. A toxoplasmose constitui o único risco de comer fruta durante a gestação. A toxoplasmose é uma patologia que tem origem num parasita presente na terra e, portanto, nos vegetais. O cão também pode transmitir a toxoplasmose. A maioria das mulheres já esteve exposta à toxoplasmose e desenvolveu anti-corpos. As mulheres grávidas que não têm estes anti-corpos deverão continuar a ler este artigo.
Que cautelas deverá tomar quando comer pepino-africano durante a gravidez ?
No início da gravidez o médico far-lhe-à uma análise ao sangue para saber se possui estes anti-corpos. Caso isso não se verifique, deverá respeitar determinadas regras de higiene alimentar. É muito raro a pepino-africano entrar em contacto com a terra; portanto, o risco de transmissão da toxoplasmose é muito pequeno. É no entanto aconselhável lavá-la antes de comer para remover qualquer vestígio de terra ou de pesticidas. Se não tiver a possibilidade de confirmar de que foi bem lavada (por exemplo, num restaurante), então será melhor não a comer. Em todos os outros casos, se a puder lavar ou retirar a casca, pode comer a pepino-africano, quando está grávida, sem qualquer problema.
Porque é importante comer pepino-africano quando estamos grávidas ?
A fruta oferece bons nutrientes para a gravidez. Entre eles, contam-se os folatos, também denominados vitamina B9. Os folatos proporcionam a possibilidade ao bebé de desenvolver convenientemente o seu sistema nervoso.
A pepino-africano fornece também fibras, indispensáveis para um bom trânsito intestinal. São ainda pouco calóricas e diminuem o risco de constipações.
Comer pepino-africano durante a gestação também lhe proporcionará vitaminas, anti-oxidantes, minerais, magnésio, potássio, água e muitos outros nutrientes essenciais para si e para o desenvolvimento do seu feto.
Conclusão
Em suma, poderá comer pepino-africano quando estiver grávida sem qualquer problema. Se tiver dúvidas não hesite em colocá-las ao seu médico.